Segunda-feira, 21 de Junho de 2010

FOI BONITA A FESTA!!!

 

 

No passado Sábado teve lugar o XVI Encontros de Bandas promovido pela Sociedade Filarmónica União Músical Amarelejense. Três bandas convidadas actuaram no recinto da Torre do Relógio decorado a rigor para receber este evento. Um dos pontos altos da festa foi uma bonita homenagem feita pela Sociedade e por todos os músicos da Banda ao elemento mais velho que, este ano completou 63 anos como músico desta Banda centenária, o sr Manuel Ramalho. Deixo algumas fotografias para mais tarde recordar e o texto lido ao homenageado por um dos músicos.

 

 

Homenagem a Manuel Cipriano Ramalho

 

"Quantos sentiram já um aperto no peito por representarem um pedaço daquilo que nos pertence, e os que experimentaram igualmente o valor de ser filarmónico. E quantos outros sentiram o enorme orgulho de carregar o peso da memória, exibindo o brio de ser Amarelejense.

Neste dia apela-se à razão, colocando de parte o sentido de crítica, que tantas vezes é posto em prática infundadamente, pois hoje vai ser prestada uma das mais justas das homenagens. Foi em 1947 que Manuel Cipriano Ramalho deu os seus primeiros passos ao serviço da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, formando-se músico à imagem de tantos outros que a poeira do tempo por vezes quer esquecer. Seria este mesmo senhor, autodidacta de  eleição, que viria anos mais tarde a mostrar que nem só de razão vive o Homem, ao impulsionar uma homenagem justíssima e plena de sentimento, a todos os antigos músicos e às mulheres dos mesmos. Alguns poderão não se lembrar, mas outros certamente recordarão a homenagem que foi feita a antigos músicos há uns anos atrás. Conseguiu fazer através dessa saudável “teimosia” com que muitos dos nomes de companheiros seus permanecessem no ilustre templo da memória.

 

E, se neste ano, o facto de completar 63 anos como músico, seria razão mais que suficiente para lhe dedicar a devida consagração, celebra-se também a presença de um músico de qualidade que hoje anuncia a sua despedida desta Banda que também lhe pertence. E não falo metaforicamente! Pertence-lhe com certeza! Formou grande parte dos músicos que ainda hoje compõem a Banda, o que é facto não só de grande admiração como também demonstrativo do amor que sempre nutriu por esta casa. Culturalmente tornou-se um dos grandes impulsionadores e difusores da música pelas gerações que hoje o homenageiam e que lhe mostram toda a gratidão, recordando um passado que não deixaremos cair no esquecimento.

 

Este é assim o dia em que tão nobre membro abandona a função de músico sob o manto da simplicidade e da honra que o caracterizam. No entanto este não é motivo de tristeza, mas sim um momento de glorificação e de orgulho, que vem mostrar um pouco do valor e da alta estima que a Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense sempre mostrou pelos seus. Especialmente para alguém que deu tanto a esta colectividade como o Sr. Ramalho, figura proeminente de entre os Mestres que esta casa formou – um filarmónico que atinge a sua grandeza, grandeza essa que não está ao alcance de todos.

 

Orgulhe-se a Amareleja em geral e a Banda em particular, pois este filho da terra deve ser visto como um exemplo, sendo também responsável pelos 152 anos da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, sempre em prol da cultura e do povo!"

 

Parabéns Sr Ramalho

 

 

 

 

amarelejando às 00:01
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De maria da conceição Batista a 22 de Junho de 2010 às 20:34
Uma Homenagem bem merecida. Parabéns Sr. Ramalho por tudo o que tem feito por Amareleja e pelos Amarelejenses, sejam homens ou mulheres.

Mas eu direi mais, porque o considero justo. Esta homenagem é apenas uma parte da homenagem que tarda que seja feita a um Homem que, acima de tudo, manifesta uma consciência cívica de nível superior que, durante o tempo em que foi autarca, mostrou que o Sr. Ramalho é um grande Senhor na vida da Vila de Amareleja, mostrando a sua verticalidade, a sua solidariedade e a sua total disponibilidade para tudo fazer pela sua terra e eus conterrâneos. Esta postura ajudou, sem dúvida alguma, a dignificar o presente de Amareleja. Que o amanhã não estraga o que foi feito.
Parabéns, Sr. Ramalho, pelo percurso coerente e profícuo que tem demonstrado em benefício de todos.
Obrigada pela obra feita
De amarelejando a 22 de Junho de 2010 às 23:21
Dr.ª Conceição

Bem vinda ao Amarelejando.

Uma homenagem mais do que merecida, diria eu. Pelo trabalho e dedicação que este Homem de sentimentos puros deu à minha terra. E eu sei bem do que falo!!
De bete moreira a 23 de Junho de 2010 às 00:55
O Sr Ramalho está de parabens vai estar sempre presente na nossa memória. Foi uma homenagem bem merecida, nao só por o que fez pela nossa banda mas sim por tudo!!! É uma pessoa de respeito, e que nós sempre a respeitamos, sempre teve paciencia connosco, naquelas lições de musica que pra nós crianças eram complicadas e saturantes, mas conseguiu-nos colocar!
Mais uma vez PARABENS SR RAMALAHO

De maria da conceição batista a 23 de Junho de 2010 às 13:15
As homenagens podem ser feitas a partir de gestos simples. Esta homenagem feita no "Amarelejando" é um reconhecimento justo da simplicidade do Senhor Ramalho, cuja riqueza se encontra no seu interior e na sua postura perante os outros: com a humildade de quem ainda sente que tem muito para aprender, enquanto é Mestre de tanto saber, e com quem queremos avidamente aprender.
Ao longo destes anos de vivência que tenho com a Vila de Amareleja e com as suas "gentes" que muito admiro e respeito, aprendi com o Sr. Ramalho como se resiste a "ataques" (muitas vezes injustos e caluniosos) com um sorriso sempre no rosto e uma voz calma e comedida, mantendo a sua total disponbilidade para todos ouvir.
Não é qualquer cidadão que tem esta postura de cidadania humana e cultural. Só um grande SENHOR.
E a Amareleja pode honrar-se em acrescentar à sua própria história, a estória deste Homem Amarelejense.
É esta homenagem simples, mas muito sentida, que não quis deixar de exprimir, publicamente, junto de todos Amarelejenses.
Ah! mas seria muito injusta se não associasse a esta homenagem, o papel da sua Companheira de Vida, que soube acompanhar de forma muito sóbria mas muito cúmplice, todo este percurso de riqueza humana que o seu marido, o Senhor Ramalho, construiu.
Para ela, também, a minha solidária homenagem. Precisamos de homens e mulheres com este nível.
E, já agora, afirmo também que me orgulho de, directa ou indirectamente, fazer parte desta família amarelejense, com quem muito tenho aprendido.
Obrigada por me permitirem aprender Convosco.
M.Conceição Batista

Comentar post

»Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31

»NOTÍCIAS FRESQUINHAS

» EM PAUSA ...

» SÓ O POVO

» O POÇO DA MINHA INFÂNCIA

» PERCURSO PEDESTRE "ROTA D...

» MONSTRO MORIBUNDO

» MOTES DOS MONTES – 15

» VAMOS AJUDAR OS BOMBEIROS

» REPROVADO POR UNANIMIDADE

» NÃO À EXTINÇÃO DE FREGUES...

» MORREU STEVE JOBS

» SAUDADES DE... FLORBELA E...

» AGORA É QUE CONTA

» ASSIM SE COME N'AMARELEJA

» ALTO E PÁRA O TRABALHO!

» A NOSSA IGREJA VAI TER TE...

» FEIRA DE SETEMBRO 2011 - ...

» ASSIM SE COME N'AMARELEJA

» SIRENIA

» FOTOGRAFANDO O MEU ALENTE...

» FEIRA DE MOURA 2011

»COMENTADORES DE SERVIÇO

Pois é QuinaComo eramos felizes nessa altura! Fora...
Olá Manuel É claro que não me importo, até agradeç...
Esqueci-me de me identificar: manuelfialho@gmail.c...
Viva!Como revi parte da minha infância neste texto...
Olá, eu gostaria que me pudessem dar uma ajudinha ...
... o título correcto do post seria " Não à extinç...
cidália, ao ler este pequeno texto que tu escrevei...
Esse pôr de sol, eu já vi!Há sessenta anos, ou mai...
É verdade Cidália a Amareleja também foi represent...
sem eu gostar de dizer estas coisas, mas não resis...

»TEMAS

» todas as tags

»O QUE JÁ ACONTECEU

» Dezembro 2011

» Outubro 2011

» Setembro 2011

» Agosto 2011

» Julho 2011

» Junho 2011

» Maio 2011

» Abril 2011

» Março 2011

» Fevereiro 2011

» Janeiro 2011

» Dezembro 2010

» Novembro 2010

» Outubro 2010

» Setembro 2010

» Agosto 2010

» Julho 2010

» Junho 2010

» Maio 2010

» Abril 2010

» Março 2010

» Fevereiro 2010

» Janeiro 2010

» Dezembro 2009

» Novembro 2009

» Outubro 2009

» Setembro 2009

» Agosto 2009

» Julho 2009

» Junho 2009

» Maio 2009

» Abril 2009

» Março 2009

» Fevereiro 2009

» Janeiro 2009

» Dezembro 2008

» Novembro 2008

» Outubro 2008

» Setembro 2008

» Agosto 2008

» Julho 2008

» Maio 2008

» Abril 2008

» Março 2008

» Fevereiro 2008

» Março 2007

» Fevereiro 2007

» Novembro 2006

» Agosto 2006

» Julho 2006

» Maio 2006

Cidalia Guerreiro

Cria o teu cartão de visita

»OS RETRATOS

»PROCURAR

»EM LINHA

online

»POR ESSE MUNDO FORA

free counters

»DESDE ABRIL DE 2009

Web Counters
Dating Charleston