Favas, favas e mais favas....não ..... não é isso que estão a pensar. Não vos vou mandar à fava, vou é apresentar-vos umas receitas feitas com favas.
Aqui em casa ninguém aprecia as tradicionais "Favas guisadas com chouriço", uma ida ao faval e até me doeu o coração, tantas criancinhas com fome e dezenas de quilos de favas a apodrecer. Descobri estas receitas muito simples e depois de experimentar todos gostaram.
Então aqui fica a sugestão:
Puré de Favas
Ingredientes: 2 Kg de favas com casca; 1 molho de coentros; 4 dentes de alho; azeite e Sal qb.
Preparação: Descascam-se e pelam-se as favas (fica só o miolo do meio), colocam-se um tacho ao lume com água e sal e cozem-se. Quando as favas estiverem quase cozidas acrescentam-se os alhos descascados e cortados em bocados. Retira-se do lume escorre-se a água com a ajuda de um passador, acrescentam-se os coetros picados. Rega-se com azeite e passa-se tudo com a varinha mágica até fazer um puré.
Sugestão: acompanha muito bem as carnes grelhadas.
Ingrediente secreto : Favas da Horta da D. Deolinda e azeite da Cooperativa de Moura e Barrancos.
Favas c/ ovos
Ingredientes: 1/2 Kg de favas com casca (bebes); 6 ovos; 4 dentes de alho; linguiça; azeite e Sal qb.
Preparação: Retira-se o veio das favas e cortam-se em fatias muito finas para uma frigideira, acrescenta-se o sal, o azeite, o alho picado e a linguiça às rodelas. Tapa-se a frigideira e deixa-se cozinhar em lume brando. Quando as favas estiverem cozidas acrescentam-se os ovos batidos e mexe-se.
Nota muito importante: as favas têm que ser muito tenras, normalmente usam-se as favas da primeira colheita, que eu costumo chamar de "favas bebés" que quase não têm bagulho.
Ingrediente secreto : Ovos do monte do Zé Rita de preferência os da galinha preta :)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.