Parabéns aos Bombeiros Voluntários de Moura pelo seu 61.º aniversário.
"A Associação foi fundada em 15 de Outubro de 1947 e tinha como objectivo principal a criação e manutenção de um Corpo de Bombeiros.
Esta iniciativa surgiu por parte de uma comissão organizadora indicada pela Câmara Municipal de Moura, em 13 de Dezembro de 1946, constituída por Mário Roberto Tavares; Dr. José da Cruz Fialho; Dr. José Emiliano da Costa; Manuel Batista Reis; Abeilard Afonso Bacelar; e Bento Ramos Montes.
Faziam também parte dos objectivos da Associação, o socorro de feridos e doentes e a protecção por qualquer outra forma, de vidas humanas e bens.
Estes fundadores iniciaram a actividade de angariação de fundos com rifas, espectáculos e peditórios de forma a conseguirem concretizar o seu propósito.
Inicialmente o Corpo de Bombeiros era composto por 25 homens e um único veículo posteriormente transformado em ambulância, doado à Associação pela empresa Assis e Companhia Limitada, era uma viatura de marca Auburn, matricula AC-75-79 do ano de 1933.
Em 1981 a Associação recebeu a medalha de ouro de duas estrelas da Liga dos Bombeiros Portugueses, da qual muito se orgulha.
O primeiro quartel situava-se junto à Muralha da Vista Alegre, até então uma pequena fábrica de sais. Estava cheia de caldeiras e outros materiais sendo os próprios bombeiros, nas suas horas vagas, que adaptaram as instalações a quartel. O rés do chão foi transformado em parque de viaturas onde se recolhiam cinco veículos e no fundo deste casão ficavam as instalações sanitárias e um pequeno vestiário. No primeiro andar existia uma habitação para o quarteleiro e algumas dependências de apoio para o comando, direcção, camarata e arrecadação.
No dia 16 de Abril de 1988 foi inaugurado o actual quartel, pela direcção do Eng. Armando Almeida Manso. Este quartel teve uma contribuição decisiva e meritória por parte da Câmara Municipal de Moura uma vez que cedeu o terreno para a sua implementação e subsidiou 20% do custo total da obra, entre muitas outras ajudas.
Em 19 de Outubro de 1997 a Associação comemorou 50 anos de existência tendo sido condecorada com a medalha de serviços distintos, grau de ouro, da Liga dos Bombeiros Portugueses.
O Adjunto de Comando do Quadro Honorário, João Ramos Mendes Fialho, único bombeiro fundador vivo e em actividade, foi condecorado com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, a condecoração de maior grau existente na época.
Nos dias de hoje, os Bombeiros Voluntários de Moura têm ao seu serviço 116 bombeiros, 15 veículos de saúde, 8 de incêndio, 9 auxiliares e 1 barco.
Os associados são actualmente 3701 e as secções existentes são a de mergulho e a de grande ângulo. "