Saimos logo pela manhã e instalamo-nos algures nas margens da Ribeira do Godelim. A paisagem era fantástica e o dia prometia, de vez em quando as nuvens espreitavam e houve momentos em que tememos o pior, mas o S. Pedro foi nosso amigo e o sol espreitou a maior parte do tempo.
Esta é a nossa amiga Micropterus salmoides, mais conhecida por Achigã do rio. Nem imaginam o pitéu que nos proporcionou.
Deixo-vos a receita:
Ingredientes para 12 pessoas: 3Kg de Peixe do rio (pode ser variado o Zé diz que assim fica mais saboroso); 4 cebolas grandes; 6 tomates grandes bem maduros; uma cabeça de alhos; um molho de poejos; Sal Azeite e água q.b.
Arranja-se o peixe, corta-se em postas e tempera-se com algum tempo de antecedência com bastante sal.
Prepara-se o lume, cortam-se os temperos (tomate, cebola e alho) acrescenta-se o azeite, tempera-se com sal e leva-se a a refogar. Quando os temperos estiverem refogados acrescenta-se a água e deixa-se ferver. Acrescenta-se o peixe, quando o peixe estiver cozido acrescenta-se os poejos e rectifica-se o sal.
Depois é só saborear este pitéu e apreciar a paisagem magnifica do nosso querido Alentejo, na companhia dos amigos. Para aqueles que tiveram que antecipar a partida e não disfrutaram de tudo isto, roam-se de inveja não fiquem tristes, prometemos que para o ano haverá mais.
PS: Qualquer dia destes podiamos repetir????
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.