Para alguns um sonho... para muitos, promessas que nunca iriam ser cumpridas, mas eis que o sonho se tornou realidade.
Na Vila de Amareleja "A terra mais quente de Portugal", está a crescer a olhos vistos aquela que será a maior central fotovoltaica do mundo, com 2.520 seguidores solares, com 104 painéis solares cada um, a Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, estará a funcionar em pleno até final do corrente ano, altura em que produzirá 93 mil MegaWattsHora.
Nas ruas de Amareleja o corrupio de gente, deixa os habitantes curiosos, e o tema de conversa é a Obra da Central, aos fins de semana alguns mais atrevidos fazem caminhadas até ao local onde decorrem as obras, para matar a curiosidade. Este ano o tema até já serviu de mote a muitas estudantinas no Carnaval.
Nesta Vila calma as ruas deixaram de estar desertas, os restaurantes e cafés já não estão vazios, e os visitantes começam a chegar. Amareleja e a sua central são hoje notícia em muitos órgãos de comunicação social, basta consultar em qualquer motor de busca na Internet, e os resultados todos os dias aumentam.
Segundo Francisco Aleixo, director-geral da Amper Central Solar a primeira fase de construção está quase concluída e a central deverá começar a produzir e injectar energia na rede durante a primeira quinzena de Março, quando estiverem instalados os primeiros 2,5 MW.
Neste momento a construção da central emprega cerca de 210 trabalhadores, quase todos do concelho de Moura e depois de estar em funcionamento a central “vai criar mais 15 postos de trabalho, com pessoal especializado”
Aqui ficam algumas imagens, para mais tarde recordar....
Gosto da central, gosto de tudo o que não contribui para o aumento de emissões poluentes, mas se o chão à volta dos paineis fosse minimamente arranjado, alisado, acabando com aquele ar de campo esburacado por granadas, com relva ou plantas autóctones, umas florinhas de margaça amarela e se calhar um rebanho espalhado a pastar na zona, ficava um quadro perfeito, juntar o bucólico tradicional com o moderno, assim a envolvente está um simples horror, é de fugir.
Será que não ficava bem filas de videiras nos intervalos entre as filas dos painéis, como são baixinhas, não tapavam a luz, e o mesmo para as ovelhas ou as cabras.
E já li que agora nem precisam de pastor, levam um chip que as localiza sempre e ficam circunscritas num cercado.