Da autoria do Arquitecto João Castro (Quadrante), o Edifício Sede da AMPER na Central Fotovoltaica de Amareleja é um dos primeiros “Edifícios 0 Emissões” em Portugal.
“De arquitectura sustentável, 0 emissões, combina um desenho solar passivo com sistemas de climatização activos sustentáveis”; ou seja é um edifício que produz a energia que consome.
O edifício de 3 pisos tem uma área total de 512m2, e, para além de funções administrativas, deverá funcionar ainda como edifício de controle/ manutenção e “showroom”.
É um edifício muito bonito, com algumas características técnicas que o tornam num dos melhores da região.
É pena, na minha humilde opinião claro, que um edifício destes esteja “escondido”, e é pena que poucas pessoas o conheçam.
Sem me querer intrometer, e sem saber ao certo qual a intenção dos proprietários, acho que deveria ser avaliada a hipótese de algumas entidades locais, como a Câmara, a Junta de Freguesia, a Escola Básica etc., poderem utilizar este espaço para o desenvolvimento de algumas actividades. Seria uma forma de dar a conhecer o edifício e ao mesmo tempo de aproveitar as suas potencialidades.
“É um edifício branco de águas inclinadas que se esconde a sul atrás de um muro, onde o percurso finda em grandes vãos a Norte, acabando-se o mistério.”
Fonte: Arq.º João Castro - Quadrante
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.