De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2010
Cara Cidalia
Compreendo o seu apelo.
No entanto, se optarmos por boicotar produtores com base nas nossas conviccoes pessoais, tenho a impressao que tinhamos de voltar a uma economia de subsistencia, em que cada um produz o que precisa.
Pensando rapidamente, ocorrem-me poucos paises que nao merecam um boicote. E com estes, Portugal tem poucas relacoes comerciais.
Tambem me parece que isto dos boicotes pode ser uma enorme injustica, uma vez que normalmente os produtores pouco ou nada tem a ver com a politica praticada pelo seu pais. Normalmente, nos boicotes e sancoes, quem sai mais prejudicado sao os mais pobres e os que menos tem a ver com a politica.
No caso Israelita, se se boicotassem os seus produtos, os maiores prejudicados seriam provavelmente os trabalhadores palestinianos, e por arrasto as suas familias, que trabalham nas quintas e fabricas Israelitas.
Cumprimentos pela manutencao do seu blogue.
Caro anonimo
Eu sei que o mundo não é “Cor de Rosa” como às vezes o gostaria de pintar, sei que estas questões não são fáceis, se o fossem os grandes já as teriam resolvido. Mas penso que não podemos assistir a todos estes crimes impávidos e serenos e ficar de braços cruzados. O boicote é uma forma de luta não-violenta , e que está ao alcance de todos.
Concordo consigo, quando diz que o boicote pode causar injustiças prejudicando aqueles que nada têm a ver com a política praticada no seu país. Pois é “a corda parte sempre no lado mais fraco”, também as mortes provocadas pelos conflitos a que temos assistido são quase sempre de civis indefesos, que também nada têm a ver com a politica praticada no seu país.
Se esta luta puder evitar um mal maior … que comece o boicote
Agradeço e retribuo os cumprimentos
De Anónimo a 4 de Fevereiro de 2010
Outras sujestoes de boicotes (referindo apenas alguns dos maiores paises exportadores):
- China - Atropelo generalizado aos direitos do homem, Tibete, Dumping social
- EUA - A lista e grande de mais para mencionar
- Russia - idem
- Inglaterra - idem
- India - questao de Caxemira, apoio aos Tigres Tamil, ingerencia no Bangladesh
- Todos os paises exportadores de petroleo, excepto a Noruega, por atentados ambientais e por terem regimes tiranicos que atropelam os direitos do homem
- Italia - porque tem um despota corrupto no poder que controla o pais atravez da comunicacao social
- Suica - branqueamento de capitais
- Turquia - questao curda
- Indonesia - atropelo aos direitos do homem
- Paquistao - idem
- Austalia - "genocidio" e segregacao dos povos arborigenes
- Brasil - genocidio dos povos indigenas, atropelos ambientais, atropelo aos direitos do homem e escravatura
- Marrocos - caso do Sahra Ocidental
- etc...
E melhor nao ir ver ver as etiquetas dos produtos que tem em casa e os que compra no dia a dia, senao deixa de consumir 80% dos produtos que costuma comprar.
A comecar pela gasolina.
Sera que estamos dispostos a fazer este boicote generalizado com base nas nossas conviccoes pessoais?
E porque ha-de o caso de um pais ser pior que outro? Apenas pq e mais mediatico?
E sera que na questao Israelo-Palestiniana existe verdadeira vontade de algum dos lados de resolver o conflito?
Boa tarde
Já percebi que o anonimo é entendido nestes assuntos!!
Os casos que menciona são todos graves e mais ou menos conhecidos da opinião pública. O facto de uns serem mais mediáticos faz com que pareçam mais graves, nisso estamos totalmente de acordo, até porque para a maioria dos comuns mortais como eu se não fosse a comunicação social provavelmente nunca viríamos a saber daquilo que se passa por esse mundo fora. Principalmente nestes meios pequeninos, onde a informação transmitida pelos media assume um papel ainda mais importante.
Um boicote generalizado seria impensável, até porque eu sou a favor do progresso, não me imagino a viver exclusivamente daquilo que Portugal produz!!!
Mas como o anonimo sugeriu, e bem, não custa nada dar uma olhada nas etiquetas (já faço isso com os produtos chineses) e quando pudermos optar por comprar produtos "made in Portugal" ou made in outro país porque não fazê-lo?
«Sabemos que o que fazemos não é mais do que uma gota no oceano, mas se essa gota não estiver no oceano fará lá falta.» [Madre Teresa de Calcutá]
Ou será que prefere esta?
«Se não os podes vencer junta-te a eles» [não sei quem é o autor]
De Anónimo a 7 de Fevereiro de 2010
Bom dia estimada Cidalia
Nao foi minha intencao dizer que nao tinha razao no que dizia em relacao ao boicote a Israel.
So quis chamar a atencao para os seus efeitos secundarios e para sua ineficacia (nao me lembro de em Potugal alguma vez ter visto produtos de consumo de massas Israelitas).
Sou da opiniao que podemos fazer a diferenca com pequenas atitudes e com a forma como vivemos a nossa vida.
Assim, parece-me muito mais eficiente apelar ao boicote de produtos de outras origens, em que as atrocidades sao porventura maiores e os produtos muito mais abundantes no mercado portugues.
Mais uma vez parabens pelo seu blog.
E fez o anonimo muito bem!! (chamar a atenção)
Quanto à sugestão, já estou a tratar do assunto.
Cumprimentos aqui da "Terra do Sol" que hoje por acaso anda muito envergonhado.
Comentar post