De Anónimo a 21 de Março de 2010
Estimada Cidalia
Muitos parabens pela iniciativa.
De facto e uma pena o estado a que chegou esse sitio lindissimo que e o Baldio das Ferrarias.
E nao me refiro somente ao acumular de lixo deitado ai pela populacao, mas tambem a falta de limpeza da massa florestal, a degradacao natural e humana do patrimonio historico e habitacional ai existente, a extraccao ilegal de madeira, as actividades degradantes que ai se praticam, etc.
Todas estas coisas tem impedido que a populacao da Amareleja e visitantes pudessem desfrutar deste espaco.
Espero que esta actividade, alem de servir para cuidar do baldio, tenha tambem servido de sensibilizacao a populacao sobre o valor e potencial ludico e ambiental deste espaco, e contribua para criar na populacao um sentimento de pertenca que o permita defender e protejer.
Sinceramente nunca entendi a polemica sobre o terreno abandonado (morto) a que chamavam aerodromo, enquanto um espaco enorme, vivo, de imenso potencial para o desenvolvimento da Amareleja e real usufruto da sua populacao, era desprezado.
Nunca entendi como foi possivel criar na Amareleja um movimento contra a construcao da Central Fotovoltaica nos antigos terrenos do aerodromo da Amareleja, e nunca se ter criado uma associacao de defesa e promocao do Baldio das Ferrarias.
Sem a ocupacao daqueles terrenos, a CFA, verdadeiro factor de progresso para a localidade, hoje nao seria uma realidade.
Espero que a breve trecho os Amarelejanses possam transformar o Baldio em mais um factor de progresso social e economico da Amareleja.
Melhores cumprimentos
Muito obrigado, caro anónimo.
Foi um dia bastante cansativo, mas muito gratificante. Foi muito bom ver o espírito de equipa dos participantes e o mais importante foi, na minha opinião a mensagem que ficou para os mais novos, tanto para aqueles que participaram como para aqueles que irão com certeza ovir falar da iniciativa. Duvido que depois de uma acção destas alguém tenha coragem de voltar a depositar lixo no nosso Baldio.
Agora cabe aos responsáveis locais criar um plano de gestão do espaço, recuperar os edifícios e muito importante fazer o corte das árvores antes que aconteça alguma desgraça.
O espaço é realmente muito bonito, eu sempre achei isso é uma pena que nem todos pensem da mesma forma.
Quanto aos antigos terrenos do aerodromo também partilho a sua opinião, nunca percebi tamanha revolta!!!
De tiago batista a 21 de Março de 2010
Ficou muito por recolher, e não só no baldio, pois ainda há espalhadas pela freguesia pequenas lixeiras q deveriam ter o mesmo fim....
Este foi, espero eu, apenas um começo. Agora não podemos parar, sobretudo de passar a mesagem aqueles que descradamente continuam a deitar o lixo na nossa mata qe tão bonita fica depois de limpa.
De UM DOS VOLUNTARIOS a 21 de Março de 2010
Foi bonito de ver, penso que deveríamos ter sido mais, mas foram enormes todos aqueles que disseram presente a tão importante iniciativa, e enquanto uns trabalhavam arduamente na limpeza do baldio, outros pavoneavam-se no Regato e criticavam os que tinham aderido, com facilidade sabem aos que me refiro. Os do contra, e os do contra são aqueles que nunca fizeram, não fazem, e nunca farão nada.
Alem dos Amarelejenses outros marcaram presença, pessoas de Barrancos, Granja, Serpa, Falcoeiras, Stº Amador, e outros que se calhar por desconhecimento não consegui identificar, e às quais peço desculpa por não mencionar. Mas não podemos deixar de ficar sensibilizados com a disponibilidade de uns e a indisponibilidade de outros. É claro que as acções ficam com quem as pratica.
Foi bonito ver que algumas Associações da Freguesia também se associaram, não podemos só querer ser ajudados nós também temos de ajudar, é impressionante como com alguma facilidade algumas associações ou secções pedem apoios, fazem sentir que tem direitos, mas depois quando se fala em deveres, obrigações, tudo muda de figura, entre as que não se fizeram representar, há uma que eu não posso deixar de referir, correndo o risco de errar, vou referi-la na mesma, embora não seja uma associação julgo que a Assembleia de Compartes não se fez representar, e com essa atitude penso que ficou muito mal na foto, porque com facilidade dizem que para se fazer alguma coisa no Baldio, tem de ser consultados, tem uma palavra a dizer, e quando se tenta dar uma mãozinha ao baldio, a dos compartes não aparece. (Peço desde já desculpas se estou errado, e não me importo de o fazer da mesma forma que estou a criticar).
Sei que se para o Ano ou em qualquer altura que se realizem iniciativas desta natureza a aderência vai ser maior.
Um grande abraço a todos
E é bom saber que fizemos algo de útil, de forma voluntaria, e já contribuímos para termos um Portugal mais limpo.
A todos o que participaram muito obrigado
Aos que não apareceram, para a próxima apareçam que estão perdoados, ou então pelo menos não sujem o que nós limpámos.
Para terminar
Cerca de 100.000 pessoas participaram
Cerca de 50.000 toneladas de lixo deixaram de manchar Portugal.
Caro "Um dos Voluntários"
Concordo, em parte com as suas palavras. Podiamos ter sido mais? Pois podíamos, mas fomos muitos, os necessários para marcar presença no Projecto a nível nacional.
Quanto à entidade que refere não ter participado, eu por exemplo, sou Presidente do conselho fiscal dessa entidade e estava lá. Se outros não poderam ir? Não podemos julgar sem perceber primeiro as suas razões.
Quanto aos que ficaram no regato a criticar os que foram, esses sim merecem o meu desprezo, tanto nesta, como noutras iniciativas. Porque não pense o (a) senhor (a) que é a primeira vez que o fazem. Eu por outro lado já me habituei a esses comentários maldosos de pessoas que como refere e bem, nada fizeram, nada fazem e nada farão pela Amareleja.
De Anónimo a 21 de Março de 2010
Realmente foi louvável a participação dos amarelejenses nesta iniciativa. O baldio é de todos nós, é o "pulmão" da nossa vila. Deveríamos cuidar dele da forma mais saudável possível. Esta actividade foi um bom começo. Foi bastante importante a presença de alunos da Escola Básica Integrada de Amareleja, do Grupo Desportivo Amarelejense, da Associação 4 Esquinas, da fábrica da igreja, da Associação de Pais, da Associação de Caçadores, da Sociedade Recreativa, da Sociedade Filarmónica Amarelejense e outras entidades, que igualmente dignificaram e marcaram este dia. Estão de parabéns todos aqueles amarelejenses que, voluntariamente e de forma gratuita disponibilizaram máquinas e meios de transporte para transportarem os participantes e para a recolha do lixo. Não posso deixar de referenciar os funcionários da Junta de Freguesia, trabalhadores da Câmara Municipal de Moura, que se juntaram a esta nobre causa. Estamos todos de parabéns! O futuro ditará os acontecimentos, cada um de nós deverá consciencializar-se que o baldio das Ferrarias é um espaço único, lindo que merece ser respeitado, acarinhado e limpo. Poderá ser, além da Central Fotovoltaica, o cartão de visita da nossa querida Amareleja, e o motivo de orgulho de todos nós. Bem hajam! Por favor não sujem o que foi limpo. Ivete Bonito
Olá Ivete
Primeiro que tudo bem vinda ao Amarelejando.
Depois tens razão quando referes que estamos todos de parabéns foi uma boa iniciativa. Não sei se é este o sentimento geral, mas naquilo que me diz respeito sinto-me muito orgulhosa por ter participado no projeto Limpar Portugal.
De Tiago Batista a 22 de Março de 2010
Comentários tão elaborados e cheios de razão....só é pena não se identificarem, se o fizessem talvez mais valorizados fossem =)
Acho q já alguém referiu o pastoreio e o corte de lenha...como é q essas actividades funcionam no Baldio? é à "sucapa" =) ou há algum tipo de regras???
No sábado o q não faltou nos sacos foram garrafões de óleo e como é óbvio ossadas de animas q por alí definham e outros q são levados para lá, é claro q estas não foram para os sacos!
Há uns anos atrás a gestão florestal do Baldio das Ferrarias estava a cargo da Direcção Geral de Florestas agora designada AFN - Autoridade Florestal Nacional, a Junta de Freguesia tinha poderes para autorizar a apascentação de gados através da emissão de Egualas e houve até uma altura em que se passavam autorizações para corte de lenha para uso doméstico. Os abusos por parte de alguns fizeram com que a referida entidade retirasse à Junta de Freguesia esses poderes.
Em Abril do ano passado foi assinado um protocolo que visa a passagem dessa gestão florestal para a Junta de Freguesia, mas que ainda não está em vigor porque o nosso governo ainda não publicou o decreto regulamentar que efectiva o estipulado no referido protocolo. Assim e até à publicação em DR do decreto estamos numa situação de "desgoverno" nem a AFN faz nada, nem a Junta pode fazer nada.
De Um dos Voluntarios a 22 de Março de 2010
Sr.ª Administradora do Blogue, como teve oportunidade de verificar nas minhas palavras, disse que se estivesse errado não me importava de o fazer, e por isso aqui estou eu de novo, e a si realmente tenho de lhe pedir desculpas, sabendo também que a Sr.ª sabe que essa crítica não lhe é dirigida.
Mas como sabe, e eu também sei, a Sr.ª faz parte de várias Associações, é claro que não pode deixar uma para representar outra, e por isso eu digo que algumas não se fizeram representar, e quando o refiro faço-o mais dirigido aquelas pessoas que parece que movem o Mundo em defesa de uma causa, e quando tem possibilidade de o fazer não o fazem, ou porque não o fazem, por isso não receba estas palavras como se fossem para si, assim como as próximas.
Não sei se é verdade, mas chegou-me aos ouvidos, que numa acção de voluntariado, os funcionários da Junta de Freguesia que marcassem presença no evento, teriam a oportunidade de não trabalhar um outro dia, como forma de compensação. Não sei se é verdade ou não e pouco me interessa, mas sei que muitos daqueles que gostam sempre de arranjar uma desculpa para não fazerem nada, arranjaram esse pretexto, penso que não foi uma decisão muito correcta, nem de uns nem de outros. Embora saiba que alguns funcionários se não fosse assim iriam estar presentes na mesma, e a Sr.ª de certeza que seria uma das presentes, mas mesmo assim alguns que nem assim apareceram.
Quanto ao pastoreio, julgo estar na hora de arrumar a casa, deve o executivo pensar em criar regras bem definidas para o Baldio como por exemplo:
Algumas centenas de animais alimentam-se durante o ano no Baldio, julgo ser benéfico, pois os pastos nunca ficam grandes e reduz a possibilidade de incêndio, mas não seria pedir muito aos donos dos animais que pagassem uma determinada verba, essa verba podia ser aplicada na manutenção ou melhoramento do Baldio. Todos viram as dezenas de ossadas de animais, mas não viram nenhum dos que dá de comer aos seus animais com as pastagens do baldio a limpar, ou viram?
As pessoas de etnia Cigana que residem no Baldio, não podem fazer o que fazem, fogueiras durante todo o ano, lixo por todo o lado e as Barracas em qualquer sitio, quem erra tem de ser repreendido e chamado à razão, já era tempo de essas pessoas estarem inseridas na sociedade. Não podemos continuar a viver como se elas não existissem.
Um abraço a todos, e para a próxima vamos ser mais de certeza.
E mais comentários sobre o Baldio, espero faze-los quando fizermos mais qualquer coisa de útil.
Apenas um reparo.
Se existiu alguma forma de compensação para os Funcionários da Junta que participaram na iniciativa pode ter a certeza que não chegou aos funcionários da secretaria. Caso tenha acontecido com os restantes funcionários estou completamente em desacordo pois tratava-se de uma iniciativa de voluntariado.
Voluntariado e trabalho extraordinário são coisas bem diferentes!!!
De Anónimo a 23 de Março de 2010
Boa Tarde...bem sei que cada um coloca o que quer no seu blog...mas por acaso o Sr. Presidente de Junta de Freguesia e outros elementos do executivo não estiveram também a colaborar??? Ficava bem uma foto...se fosso o anterior certamente estaria em muitas...é pena...
Comentar post